sábado, 17 de setembro de 2011

EJA - Oportunidade para ampliar habilidades

Por Maria Ieda Santos Pereira Marques




Este blog foi criado para expandir idéias e expor conhecimentos partilhados pelas alunas do 8° período do curso de Pedagogia da FAVENI. Somando saberes com estudantes de pedagogia, professores e alunos da EJA.

A sigla EJA significa, Educação de Jovens e Adultos. É uma forma de ensino público no Brasil que visa favorecer uma educação de qualidade para as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na infância e adolescência e que hoje  já tem uma idade bastante avançada, e nem por isso lhes falta força de vontade.
E foi por isso e por outros motivos que foi criado esse projeto. Para pessoas que ainda não concluíram o ensino básico, se transformemem verdadeiros cidadãos que saibam seus direitos e deveres e cobrem pelos mesmos.
Além disso, que tenham oportunidade digna no mercado de trabalho e possibilidade de retomar seu potencial desenvolvendo suas habilidades, possibilitando um nível profissional mais qualificado.
Oferecendo um padrão mínimo de qualidade de aprendizagem, a EJA proporciona uma preparação básica para o trabalho e cidadania, fazendo com que jovens e adultos tenham a mínima aptidão para um futuro melhor.

3 comentários:

  1. A EJA pautada pelas atuais políticas educacionais é de fato uma oportunidade para aqueles jovens, adultos e idosos que por algum motivo naõ puderam estudar na idade apropriada. Contudo, chama-nos atençaõ que para se tornarem reais essas políticas demandam de conscientização e cobrança da sociedade para que os direitos sejam respeitados.
    Percebe-se que ainda falta formação de professores e mais suporte para auxiliá-los na elaboraçaõ dos currículos.
    Neste sentido fica perceptível qeu o professor e o currículo são eixos centrais para o sucesso ou o fracassode quem vai á escola. assim cabe ao professor por meio do currículo dar significado ao conhecimento. Esses estudantes precisam encontrart o que buscam, ser acolhidos, respeitados, valorizados e principalmente sentirem-se sujeitos de muito conhecimento e o professor se torna o maior responsável pelo diálogo.É no diálogo que há o respeito, a comunicação, a troaca, dizia Paulo Freire.
    Venho portanto parabenizar aos estudantes do 8º período da FAVENI pelo excelente trabalho que vem realizando e parabenizar á professora da EJA I Segmento da Escoal Liberal Zandonade pelo maravilhoso trabalho que tem realizado com aquele público também maravilhosos pelo qual ela representa a esperança.
    Que o blog possa ser um canal de aprendizado, de troacas, de comunicações e interações para todos os interessados em educação de jovens e adultos.
    Parabéns estudantes formandos da FAVENI do 8º período de Pedagogia.
    Abraços
    Professora
    Clemilda da P.Bergamin Athayde de Souza
    amei o trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto professora gostaria de saber se nossos estudos teóricos se aproximou daquilo que puderam perceber em apenas 02 horas de pesquisa de campo. Em que ponto os estudos teóricos se mostraram coerentes, próximos?
    O depoimento de vocês é muito importante porque teoria e prática precisam se interligarem sendo essa interligação que possibilita a transformação do real.
    Aguardo e a resposta pode ser em grupo, se preferirem.
    Carinhosamente
    Professora clemilda

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o COM-TATO com o grupo do EJA somou com nossos estudos e pesquisas sobre a temática. A vivência diária deles, as histórias pessoais e as práticas pedagógicas da professora nos possibilitaram adentrar um pouco mais nesse ensino que é tão importante e que é também de nossa responsabilidade. Percebemos o quanto as leis, diretrizes, estudos e documentos realizados nos últimos tempos foram e são importantes para a EJA. A prática da escola que fizemos nossa pesquisa de campo é um reflexo satisfatório. Ainda é preciso conquistar muitas coisas no ensino da EJA, mas muito já foi adquirido. A escola em que fizemos a pesquisa nos demostrou estar em consonância com o que rege o ensino da EJA. Os alunos são bem acolhidos, a professora inclui o contexto dos alunos no currículo, eles tem acesso a toda infraestrutura da escola e a professora tem uma relação de troca bem interessante com os estudantes. A professora Clemilda nos possibilitou estudar a teoria e fazer analogia com a prática o que foi muito qualitativo para nossos estudos. Creio que tais estudos contribuiram para a nossa formação e futura atuação na Educação de Jovens e Adultos.

    ResponderExcluir