sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sequência Didática - Interdisciplinar

Postado por Sulyane Acacia Botelho e Nilcéia Pinholato


As Partes das Plantas



Disciplina: Ciências, Português, Matemática

Serie: 2º Ano EJA

Duração: 10 aulas

Objetivos:

Desenvolver a linguagem oral

Aprimora a grafia das palavras

Identifica as diversas partes das plantas

Diferenciar as funções das partes da plantas

Resolver desafio envolvendo as operações: adição, subtração, divisão, multiplicação

Incentivar a Preservação das plantas

Conteúdo: Todo o conteúdo será aplicável entre as disciplinas, sendo trabalhado de maneira simples objetiva, sendo direcionado de acordo com o que os alunos forem fornecendo, seu interesse idéias e motivação.

Organização do espaço: Para o desenvolvimento deste tema, as aulas serão dividas em períodos na sala de aula (sendo este ambiente modificado de acordo com a abordagem do dia) e outros nas diversas dependências da escola.



Materiais: Texto sobre as plantas; gravuras de plantas, envelopes feitos de folha sulfite, folhas de plantas diferentes, papel grafite, alpiste, floreira, lápis de cor, canetinha, fita durex.

Desenvolvimento:

1. Dinâmica de Sondagem: Com a turma sentada em circulo colocar diversos envelopes fechados (contendo uma gravura de uma planta) no centro do circulo para que cada aluno escolha o seu, após todos pegarem, abrir seu envelope e mostrar sua figura para os colegas, será feitas algumas perguntas, para verificar qual o conhecimento cada uma tem sobre o tema.

- Que tipo de figura estava no envelope? - O que vocês podem-me falar sobre a gravura? - Quem tem plantas em casa? - Se tem como é feito todo cuidado dela? –Já ouviram e viram na TV alguma reportagem sobre as plantas?



2. O Trabalhando com texto: A partir das gravuras cada um irá procurar o colega que tem gravura igual para formar grupos, apresentar o texto distribuindo cópias entre eles, propiciar momento de leitura e conversação entre os grupos.



3. Trabalhando com o grupo: distribuir um texto pequeno contendo algumas curiosidades e história a respeito da planta da gravura que eles escolheram oferecer material (canetinha, lápis de cor) para que o grupo possa passar para o papel grafite um desenho da planta que eles escolheram após tudo pronto organizar para que cada grupo apresente para os demais o desenho e o que descobriram sobre sua gravura.



4. Propor para aos alunos a elaboração de um pequeno jardim para cultivar, porém feito em floreiras e com alpiste de passarinho por crescer mais facilmente dentro do período que estiver abordando o tema, deixar em aberto sugestões de outro recipiente que poderia ser utilizado.

-Pedir para que eles tragam uma pesquisa de preço do valor da floreira e do alpiste no comércio próximo de casa.

- Realizar junto à turma a comparação de valores, onde esta mais em conta efetuar a compra do material.

-Acompanhamento do tempo de crescimento das sementes de alpiste e tabulação dos dados.



5. Programar com a turma um passeio pela escola para verificar quais os tipos de plantas existem na escola e em que estado encontram-se essas plantas. Pedir para que eles recolham folhas caídas das plantas encontradas para que possam pesquisar mais sobre elas.



6. Já em sala conversar a respeito do passeio pela escola, pedir para que os alunos se reúnam em seus grupos e discutam o que viram e elaborem juntos; um texto em seu caderno de português, idéias e sugestões do que pode melhorar no cultivo das plantas da escola de que maneira eles podem conscientizar as outras turmas sobre a importância da fauna em nossa escola e no restante do planeta. Convidar a diretora para estar presente neste momento para ouvir as idéias e observações dos alunos.

Avaliação: Avaliação será feito no decorrer do desenvolvimento, através do trabalho e grupo e individual de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário