Postado por Sulyane Acacia Botelho e Nilcéia Pinholato
As Partes das Plantas
Disciplina: Ciências, Português, Matemática
Serie: 2º Ano EJA
Duração: 10 aulas
Objetivos:
Desenvolver a linguagem oral
Aprimora a grafia das palavras
Identifica as diversas partes das plantas
Diferenciar as funções das partes da plantas
Resolver desafio envolvendo as operações: adição, subtração, divisão, multiplicação
Incentivar a Preservação das plantas
Conteúdo: Todo o conteúdo será aplicável entre as disciplinas, sendo trabalhado de maneira simples objetiva, sendo direcionado de acordo com o que os alunos forem fornecendo, seu interesse idéias e motivação.
Organização do espaço: Para o desenvolvimento deste tema, as aulas serão dividas em períodos na sala de aula (sendo este ambiente modificado de acordo com a abordagem do dia) e outros nas diversas dependências da escola.
Materiais: Texto sobre as plantas; gravuras de plantas, envelopes feitos de folha sulfite, folhas de plantas diferentes, papel grafite, alpiste, floreira, lápis de cor, canetinha, fita durex.
Desenvolvimento:
1. Dinâmica de Sondagem: Com a turma sentada em circulo colocar diversos envelopes fechados (contendo uma gravura de uma planta) no centro do circulo para que cada aluno escolha o seu, após todos pegarem, abrir seu envelope e mostrar sua figura para os colegas, será feitas algumas perguntas, para verificar qual o conhecimento cada uma tem sobre o tema.
- Que tipo de figura estava no envelope? - O que vocês podem-me falar sobre a gravura? - Quem tem plantas em casa? - Se tem como é feito todo cuidado dela? –Já ouviram e viram na TV alguma reportagem sobre as plantas?
2. O Trabalhando com texto: A partir das gravuras cada um irá procurar o colega que tem gravura igual para formar grupos, apresentar o texto distribuindo cópias entre eles, propiciar momento de leitura e conversação entre os grupos.
3. Trabalhando com o grupo: distribuir um texto pequeno contendo algumas curiosidades e história a respeito da planta da gravura que eles escolheram oferecer material (canetinha, lápis de cor) para que o grupo possa passar para o papel grafite um desenho da planta que eles escolheram após tudo pronto organizar para que cada grupo apresente para os demais o desenho e o que descobriram sobre sua gravura.
4. Propor para aos alunos a elaboração de um pequeno jardim para cultivar, porém feito em floreiras e com alpiste de passarinho por crescer mais facilmente dentro do período que estiver abordando o tema, deixar em aberto sugestões de outro recipiente que poderia ser utilizado.
-Pedir para que eles tragam uma pesquisa de preço do valor da floreira e do alpiste no comércio próximo de casa.
- Realizar junto à turma a comparação de valores, onde esta mais em conta efetuar a compra do material.
-Acompanhamento do tempo de crescimento das sementes de alpiste e tabulação dos dados.
5. Programar com a turma um passeio pela escola para verificar quais os tipos de plantas existem na escola e em que estado encontram-se essas plantas. Pedir para que eles recolham folhas caídas das plantas encontradas para que possam pesquisar mais sobre elas.
6. Já em sala conversar a respeito do passeio pela escola, pedir para que os alunos se reúnam em seus grupos e discutam o que viram e elaborem juntos; um texto em seu caderno de português, idéias e sugestões do que pode melhorar no cultivo das plantas da escola de que maneira eles podem conscientizar as outras turmas sobre a importância da fauna em nossa escola e no restante do planeta. Convidar a diretora para estar presente neste momento para ouvir as idéias e observações dos alunos.
Avaliação: Avaliação será feito no decorrer do desenvolvimento, através do trabalho e grupo e individual de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário