terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conae






                                                                                                          Por Angela Claudia

Controle social em EJA.
Aperfeiçoar mecanismos de regulação social sobre as instituições de ensino superior (IES) quanto á formação de professore/as.
A fiscalização sobre a propaganda proposta as instituições que oferecem o ensino e o tempo de conclusão das etapas de ensino e certificação de educandos/as.
Estabelecer critérios para normalização e fiscalização da oferta de EJA.
Considerar a demanda social por formação específica para EJA, na definição dos editais de contratação de professores/as, para atuar nos cursos de licenciatura.
Assegurar que as secretarias de estado da educação atuem junto aos conselhos estaduais de educação, e, onde houver conselho municipal de educação, estimulem/ apóiem os municípios para assim procederem.

Concepções de EJA:
Promover a educação inclusiva;
Estimular concepção de projetos que contemplem a pedagogia;
Promover educação não sexista que combata a homofobia e todas as formas de discriminação e preconceito;
Formação de educadores em EJA;
Incorporar ao planejamento e orçamento do MEC a formação e qualificação de educadores de EJA;
Criar grupos de trabalhos permanentes nos órgãos gestores;

Aspectos didáticos pedagógicos:
Organizar currículos adequados á especificidade da EJA;
Realizar estudos e discussão, envolvendo diversos atores;
Reafirmar e articular no currículo e na ação pedagógica com educando da EJA;
Favorecer a ampliação do conceito de saúde;
Estimular o Conselho Nacional dos Secretários de Educação;
Reafirmar a necessidade de inclusão;
Estimular a inclusão de projetos políticos pedagógicos da EJA;
Promover debate sobre idéias dos educandos;
Assegurar recursos para publicação e divulgação da produção cientifica e cultural dos educadores e educandos da EJA;
Realizar pesquisa nacional para avaliar a efetividade e o sentido dos exames em EJA;
Garantir a publicação e a socialização, a educadores e educando, do documento brasileiro formulado em preparação á VI Conferencia Internacional de Educação de Adultos (Confintea).

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