sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Educação de Jovens e Adultos

Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo
toma a história em suas próprias mãos, a fim de mudar o rumo da mesma.
Como? Acreditando no educando,
na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar,
enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqüências de sua escolha.
Mas isso não será possível se continuarmos bitolando os alfabetizandos
com desenhos pré-formulados para colorir, com textos criados por outros
para copiarem, com caminhos pontilhados para seguir, com histórias que alienam,
com métodos que não levam em conta a lógica de quem aprende.
(FUCK, 1994, p. 14 - 15)

2 comentários:

  1. Parabéns pela abordagem; pois, os estudos feitos na disciplina Educação de Jovens e Adultos mostrou-se extremamente importante porque vai possibilitar uam prática pedagógica mais coerente com os fundamentos que embasam essa modalidade.
    As práticas acima denunciadas naõ podem mesmo fazer mais parte do cenário; que bom podermos vislumbrar outras possibilidades.

    Parabéns aos estudantes da FAVENI por perceberem as lacunas e tentarem escrever uma nova página na história da EJA através das contribuições que certamente farão enquanto gestores, pedagogos, educadores.

    Parabéns sirlei pelas reflexões provocadas

    Clemilda Bergamin Athayde de souza
    Professora

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  2. Sem se interessar pelo que a escola oferece, vários adolescentes deixam de frequentar a aula e só tempos depois retornam, cientes da importância do ensino.Não só o currículo mas também a forma como ele é trabalhado provocam o desinteresse.Adequar as aulas às necessidades dos alunos que têm mais de 15 anos e ainda estão no Ensino Fundamental, e não esperar que o contrário ocorra, é um desafio.Isso é possível quando são propostas diferentes estratégias para ajudá-los a superar as dúvidas e dificuldades do cotidiano.
    ACHO QUE MINHA POSTAGEM COMPLEMENTA O ARTIGO DA COLEGA SIRLEI.

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