sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Visita ao Liberal

A Escola Liberal Zandonadi oferece em Venda Nova do Imigrante a EJA - Educação de Jovens e Adultos na séries iniciais. Em uma visita a esta escola, a turma do 8º período de Pedagogia da FAVENI pode ter contato com a realidades destes alunos, que trabalham o dia inteiro e a noite se esforçam para continuar seus estudos. Alunos que sofreram enquanto criança, que criaram traumas por frequentar a escola, que deixaram de estudar para trabalhar e ajudar na renda familiar, e voltam a escola receosos, mas o cuidado que a professora Jéssia teve ao receber estes alunos proporcionou a eles uma segurança em enfrentar uma sala de aula novamente.
Com a convivência e a prática com a EJA a professora percebeu a importância de trabalhar a realidade de seus alunos, e também percebeu que se não trabalhasse de uma forma que os atraísse haveria uma evasão escolar. Como uma das alunas era cozinheira e não gostava de matemática, uma alternativa encontrada pela professora que pudesse atraí-los e que rendeu uma experiência deliciosa foi trabalhar com receitas. É possivel perceber a dedicação que ela tem com seus alunos. É um belo exemplo.

Por Thamiris Christina Barcellos

Um comentário:

  1. Parabéns pela abordagem; na verdade aquela professora e aqueles estudantes são o exemplo mais vivo de que é possível transformar ideais em realidade.

    Os saberes dos estudantes valorizados pela professora e os enriquecimentos dado a esses saberes, provam que a educaçaõ de jovens e adultos só acontece quando há esse diálogo, essa cumplicidade.

    A professora Jéssica prova que quando o amor e a competência andam juntos, o resultado é uma obra prima.
    Professora
    clemilda da P. Bergamin athayde de souza

    ResponderExcluir